Só Templates

Créditos



Layout by



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Gato




O gato é um animal doméstico, de nome científico: Felis silvestris catus. O gato é classificado como mamífero, de porte pequeno, carnívoro e felino. Muitíssimo popular entre os animais de estimação, o gato é um excelente companheiro, independente e curioso. Diferentemente dos cachorros, os gatos defendem seu território exclusivamente de outros gatos. Além disso, o gato é um animal muito individualista, solitário e altivo.


Assim como outros animais carnívoros, os gatos defendem seu território urinando em seus limites. Inclusive no pé da cama de seu dono. Porém, o fato de defender o dono não quer dizer que o gato vá se submeter a ele. Muito pelo contrário, os gatos podem ser considerados desobedientes.
História do Gato
Muitos séculos atrás, os gatos eram usados para caçar ratos e, gradualmente, foram trazidos para dentro das casas. No Egito os gatos eram venerados e considerados sagrados. E na Pérsia já eram temidos pelos supersticiosos, principalmente os pretos. A deusa Bastet, que representa a fertilidade e a felicidade e é a benfeitora dos homens é representada por uma mulher com cabeça de gato.
No entanto, durante a Idade Média, os gatos sofreram muito, já que eram associados às bruxas, símbolo de mau agouro e chamados de “criaturas do diabo”. Alguns gatos eram até queimados com as donas acusadas de bruxaria. Até hoje existem superstições relacionadas a gatos dessa época. Mas como os gatos são irresistíveis e excelentes caçadores foram conquistando a confiança dos homens e seu espaço nos lares. A primeira exposição oficial de gatos aconteceu em 1871, na cidade de Londres, e logo a moda se espalhou por toda a Europa.

Características do Gato
Características do gato tais como peso do gato, obesidade e gatos obesos, média ou expectativa de vida do gato, castração dos gatos, caracteristicas do gato de pêlo longo e características do gato de pêlo curto. Essas e outras características do gato aqui!
  1. Sentidos do Gato
    Os sentidos dos gatos são muito apurados. A audição, por exemplo, é direcional e pode mover as orelhas independentemente. A visão dos gatos é mais apurada durante a noite, já que possuem uma membrana dentro do globo ocular que faz a retina refletir a luz. No entanto, essa mesma membrana faz com que os gatos detectem sete vezes menos luminosidade do que o homem. Os gatos são dotados, ainda, de uma outra membrana protetora nos olhos, que faz os olhos se fecharem sob luz forte. É a membrana de nictaçao. O olfato de um gato, quando comparado com o humano, é quatorze vezes mais potente.
    Além dos supersentidos, os gatos contam com um excelente sensor de navegação: os bigodes. Os bigodes dos gatos são capazes de detectar mínimas variações nas correntes de ar, fazendo-os desviar de obstáculos, mesmo sem vê-los. Mas os gatos costumam guardar muita energia, dormindo de 12 a 16 horas, diariamente. Aumentando essa freqüência com a idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário